Olá amados!!! A analise de hoje é de uma das músicas que
mais gosto do Therion “The perennial Sophia”, não é uma música cheia de
arranjos magníficos como várias outras da banda, mas a letra me encanta de uma
forma inexplicável. Com essa música poderemos além de analisar o que a banda
quis nos passar, veremos um pouco de História, uma estória que nem todos
aceitam, e que até hoje não foi provado por nenhum estudioso do caso. Vamos
lá!!!
O tema da música já é bastante interessante “The
Perennial Sophia”, A perene Sophia. O nome Sophia significa sabedoria em Grego (Σοφια),
adentrando na letra da música, logo na primeira estrofe temos um tributo
a Sophia que é caracterizada por Lilith e uma menção ao jardim do éden
Enter paradise, the snake will find the way
She is lilith, fallen from the sky
Fall into our world, the snake of paradise
(you're the) maid of wisdom in (the) songs of orpheus
She is lilith, fallen from the sky
Fall into our world, the snake of paradise
(you're the) maid of wisdom in (the) songs of orpheus
Logo na primeira linha
da estrofe, vemos uma referência ao jardim do Eden, dizendo que a serpente
entraria, pode-se entender como uma alusão à tentação de Eva pela serpente pra
comer do fruto proibido. Existe também a crença de que Lilith teria se
transformado em serpente para tentar Eva e se vingar de Adão, ai a pergunta “pq
vingar-se de Adão?” calma meus jovens Padawans chegaremos lá. Na segunda linha
temos a menção de Lilith que caiu do céu. Bom ai já entra o mito muito
conhecido (eu acho) que a primeira esposa de Adão foi Lilith e não Eva, alguns
teóricos vem defendendo veemente essa teoria, existe um artigo feito por um
antropologo da Universidade de Brasília chamado “Jardim do Éden revisitado” que
destrincha os mitos do genêsis. Segundo esse artigo e muitos outros na net,
Lilith foi criada junto a Adão para ambos se bastarem e povoarem a terra, porém
a coisa não foi bem assim, e Lilith bravejou sobre as atitudes machistas de
Adão e terminou fugindo do Jardim do Eden.
“Ah, quero ver provar a história”, bom provar que Lilith foi a primeira
mulher é um pouco complicado, mas que Adão teve outra antes de Eva isso é fato,
basta analisar os versiculos em Genêsis que prova isso (existe uma longa
discussão sobre a interpretação errônea da passagem Gênesis 2: 23 onde tentam
alegar que não houve outra e somente uma, eva.)
Não vou entrar na discussão de
quem foi Lilith perante a Bíblia, se vocês se interessarem busquem pelo artigo,
é bem intrigante.
Continuando
a analise da letra, na segunda estrofe
temos um tributo a deusa Sophia
She's the wisdom, and the truth: the eternal sophia
Perennial, beyond the time, she is the one
She's the wisdom, and the truth: the eternal sophia
Perennial, beyond the time, she is the one
You're the river, you're the womb
The perennial
The sophia
uma menção que faz dela
a criadora de tudo e tudo que inicia termina nela, algo bem parecido com o mito
da serpente, a serpente, quando formando um anel com a cauda em sua boca, é
também um claro símbolo da unidade em tudo e todos, a totalidade da existência.
Além dessa interpretação poderíamos adentrar na tradição gnóstica, que trata Sophia como uma figura feminina, análoga à
alma humana e simultaneamente um dos aspectos femininos de Deus. Ela é
considerada como a responsável pela criação do mundo material, ou uma das
responsáveis, dependendo da tradição gnóstica.
A próxima estrofe nos
deixa próxima ao que muitos temem, a verdade, o conhecimento
Sophia is here
Do we need to fear?
She's the gem of (the) mind
... (or the) serpent for the blind
She will make me see
Or she will punish me
She appear in a glare
Or disappear
Sofia
está aqui, precisamos ter medo? Interessante como se trata essa questão, como a
sabedoria pode atormentar os cegos (não no sentido literal da palavra, mas
aqueles que acreditam em tudo que ouve, e tornam-se escravos de sua crença),
como algo novo pode amedrontar aos que estão acostumados com o velho, a letra
fala de alguém que teme Sofia, e como ela é a verdade, a sabedoria, o que
amedronta terrivelmente aqueles que são presos a correntes de dogmas. A
sabedoria pode surgir como algo glorioso, ou como algo tenebroso, como fica bem
explicito na letra.
A
próxima estrofe é a repetição do refrão já analisado, então vamos pra a penúltima estrofe antes do último refrão
Shekinah, shekinah
Eternal sophia
Shekinah, shekinah
Eternal Sophia
É
interessante ver que a palavra Shekinah (que significa “habitação” ou “presença
de Deus") aparece como uma reverência a Sofia, voltando ao Gnosticismo (que já
foi mencionado nas estrofes acima) é uma forma bem interessante de reverenciar Sofia como a Deusa primordial.
Bom,
espero que tenham gostado, tentei não adentrar muito na questão do papel da mulher perante a cultura cristã, mas acho que passei o que desejei desde o início.
E qualquer coisa que quiserem acrescentar ou
discordar, comentem a baixo.
Ahhh,
o link do artigo mencionado logo no inicio da analise: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003477011997000100005&script=sci_arttext&tlng=en
Tá aí gostei
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