quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Swallow the Sun - Cathedral Walls

       

 Bom dia! Começamos o blog com o pé direito e digamos de passagem um pouco melancólicos. A análise da música do Swallow, foi uma das mais gostosas de fazer, para os que não conhecem a banda, aqui vai uma breve introdução para podermos adentrar no mundo de Cathedral.
     Swallow the Sun é uma banda finlandesa de Doom/Death metal, formada em 2000 pelo guitarrista da banda Juha, aos poucos fazendo a formação da
qual ouvimos hoje. Nos 14 anos de existência da banda, a mesma só teve uma modificação com a saída do baterista, todos os demais são os originais até hoje. Você pode tá se perguntando, o que Swallow, tem de tão diferente das demais bandas de Doom/Metal. Opinião é uma coisa muito complicada, mas vamos lá, o que diferencia o Swallow para mim é o vocal suave e ao mesmo tempo amedrontadora do Mikko. Cathedral Walls dá um belo exemplo disso. Bom vamos a análise da música, em breve analisaremos mais a fundo bandas de Death/Doom.

                                                           Cathedral Walls


 A música chamou-me a atenção pelo fato de dá a impressão de ser dividida em 3 estágios e duas partes, o 1 estágio é a descoberta da morte pelo protagonista que no caso é o vocalista da banda, o 2 estágio é a descoberta que  ele está totalmente abandonado e sozinho, o 3 e último estágio é a revolta contra aqueles que o cercam que ele denomina como anjos mas que podem ser qualquer familiar, ou aqueles que ele amou, pois no final de sua revolta ele os odeia. A primeira parte da música é protagonizado pelo vocal e morto. A segunda é interpretada por um “anjo” ou um familiar que ele amou, mas que pelo que ela diz duvido muito, pois chega a ser irônica no final de sua frase. Agora uma análise detalhada das partes e estágios.

1 Parte e 1 Estágio
Where do we go from here?
When these words have been unspoken.
We carry this burden through the gentle summer rain.
The convoy is still, still and weeping,
Yet i don't feel anything, but these walls around

Nessa primeira parte vemos a narração do vocal masculino, e a dúvida daquele que está sobre paredes ao redor logo no final da estrofe, que pode ser interpretado como um caixão. Um fato que chama atenção é o fato dele citar “Nós” logo na primeira linha da estrofe, mostra-nos que ele de fato ainda acha que está entre eles, os que estão a carregá-lo.

2 Parte

"and the candles on cathedral walls
Chase the weak light under the saints eyes,
Over you, and your shattered words for the ones you lost.
In your mourning you're alone, so alone."

Na 2 parte vemos a presença do vocal feminina, que aparece duas únicas vezes na música, contracenando com o protagonista da música. Ela pode ser um “anjo” que o mesmo descreve como demônios, ao dizer que eles irão ao inferno, ou algum parente próximo do qual ele amou, mas fica um pouco difícil de acreditar em alguém que diz “ em seu luto você está sozinho”, ser alguém que nos ame. Mas ai entra a parte insana e conspiratória da música, ela pode ser só um anjo narrando a situação de alguém que realmente o ame de mais, como a mãe, esposa ou qualquer familiar. Então teríamos dois sujeitos não carnais na cena, um morto e um anjo.

1 Parte, 2 e 3 Estágio

This silence speaks a million words,
Words of comfort so shallow.
How i wish even for one tear,
But for my heart it is too late.
Where do i go when the sorrow turns to hate.
Where do i go from here?

The guardian angels quiet and near,
Slowly turning away, for hell is surely here.
Every step towards the hole in the ground i rot,
Carrying your white coffin, my heart wide shut.

I will follow you, earth to earth.
I will follow you, ashes to ashes.
I will follow you, dust to dust.
I will follow you!

How i wish even for one tear,
But for my heart it is too late,
When sorrow turns to hate

A última aparição de nosso protagonista, e as ultimas estrofes da música. Nesses estágios, vemos que ele descobre que está sozinho, realmente morto, mostra o desespero, a dor, a agonia de estar preso e não poder sair, as incertezas o cercam, e o ápice da música para mim, o gutural, algo totalmente inesperado, pois nossos ouvidos jamais imaginariam que de simples doces vozes teríamos uma quebra de timbre dessas. Achei estupenda a atuação vocal do protagonista, nos levando a sentir a dor e a frustração do personagem. E algo que me chama uma atenção maior além do gutural perfeito, é ele dizer que irá perseguir os que o cercam, que se afastam dele, metáfora referente àqueles que estavam em seu velório, ele de inicio denomina-os de anjo, só que ele descreve um local diferente do céu para a morada dos mesmos. Agora o curioso e macabro é que ele diz que eles se afastam para um inferno que certamente é onde ele está então será que eles estão vivos, ou morreram junto com ele? Indo contra a primeira estrofe, que os narra levando. Mas creio na teoria dos que estão indo embora depois do sepultamento.


2 parte, última estrofe

"and the candles on cathedral walls
Chase the weak light under the saints eyes
Over you, and your shattered words for the ones you lost.
In your mourning you're alone, so alone."

A segunda e ultima aparição da vocalista, e “anjo” “familiar” ou um observador qualquer do mundo dos mortos que narra a situação daqueles que ficaram. O interessante na repetição da estrofe é a necessidade que ela tem de fazer o protagonista sofrer, relembrando do fato que ele está sozinho. O que será a mulher?



Nenhum comentário:

Postar um comentário